Jornal A Voz da Cidade - 07/01/2017 - Caderno Variedades (capa)

Rodrigo Hallvys prepara workshop como seleção de atores

Foto: Divulgação/Jana Machado


Franciele Aleixo

Com apenas duas semanas de férias os trabalhos para a composição do elenco do Grupo Estudarte em 2017 já começaram. E neste ano a proposta vem repaginada com workshop de análise. As atividades acontecem entre os dias 23 e 27 na sede da RH Soluções Artísticas, no Retiro, em Volta Redonda. Quem quiser se inscrever basta entrar em contato com o diretor através do facebook oficial www.facebook.com/rodrigohallvys e do site www.rodrigohallvys.com.br

Segundo Rodrigo Hallvys, diretor geral do grupo, o objetivo do workshop é nivelar e adaptar atores já experientes e, também preparar novatos sem experiência, para os novos espetáculos. "Até 2010 nós tínhamos o costume de abrir para o público em geral, sem avaliações prévias dos candidatos às vagas. Como alguns procuravam o trabalho como terapia ocupacional, ficávamos com dificuldade de atingir alguns objetivos. No ano passado só participou do elenco quem foi convidado e surgiu a ideia de fazermos um workshop de avaliação agora. Nele as pessoas podem experimentar as cenas, criar e mostrar seus ritmos, sem desdobrar e, tudo isso será avaliado para sabermos quem entra para a oficina e se agrega aos atores que já formam o grupo", explica Hallvys.

Serão cinco dias consecutivos de trabalhos intensos, onde os participantes serão avaliados pela pontualidade, maturidade profissional, criatividade, disposição e empenho quanto ao trabalho. Tudo para que a qualidade mostrada no festival de dezembro de 2016 continue de pé. "O Estudarte possui oito festivais no currículo. O hiato de cinco antos acabou fazendo bem ao grupo e a mim mesmo. De forma surpreendente voltamos e, melhor, com um elenco ímpar. Tudo mudou. A concepção e análise para construção das cenas em cima dos textos é outra, então precisamos ter mais tato para conservar o crescimento da qualidade", detalha o diretor.

E quem trabalha ou estuda durante o dia não precisa se preocupar. O workshop acontecerá à noite, duas horas por encontro, totalizando dez horas de exercícios e análise. Em seguida os participantes terão acesso aos bastidores da segunda fase do VIII Festival de Teatro do Estudarte, que acontecerá em fevereiro e, em seguida já poderão participar como atores dda Oficina Intensiva do Estudarte, que ocorrerá durante o ano e alcançará a nona edição do festival.

QUEM PARTICIPOU

O ator Filipe Xagas, da comédia Mulheres Desesperadas, entrou para o Estudarte em 2007. "E quando o Rodrigo me convidou para o retorno do grupo fiquei lisonjeado. Ele me deu uma personagem criando desafio porque é costume que ele tem em acreditar nos atores dele. É gratificandte ter esse reconhecimento dentro do que fazemos. É um caminho que todo ator precisa experimetnar, porque acrescenta muito na trejetória de qualquer um ter um diretor que investe atenção e técnica no elenco. Recomendo para quem nunca se envolveu com teatro e para quem quer aprender técnicas novas. Porque crescemos muito com o trabalho dele", citou.

Quem também participou e indica o Eestudarte é o ator Alex Almeida, ator responsável pela famosa personagem Catarina, da trilogia de 'Apenas Comentando'. "Lembro até hoje quando entrei em contato com o Rodrigo sobre a possibilidade de um workshop na região. Anos depois ele me avisou que seria realizada a oficina e o retorno do Estudarte. Fiquei feliz. Ainda mais quando fui escalado para a Catarina. Foi um presente e um tremendo desafio. Vários meses de estudo com ele dirigindo, pesquisa e preparação que ele propunha. Eu tenho o maior carinho e orgulho de poder interpreta-la e me sinto abençoado com isso. Recomendo a todos os atores, pois precisamos nos permitir a fazer o diferencial em que nos é confiado", conclui.


Website Olho Vivo - 10/01/2017 - Teatro

Estudarte retoma os trabalhos para nova temporada
Segunda fase do oitavo festival será no início de fevereiro, no Centro Cultural da Fundação CSN; grupo já prepara seleção para elenco de 2017

Foto: Divulgação/Mayara Miranda/Jana Machado


A todo vapor: Estudarte volta às atividades e se prepara para nova temporada


Cláudio Alcântara

O ano pouco começou e o grupo cênico Estudarte já inicia suas atividades. Tudo para poder cumprir a agenda anual com êxito. Diferente de todos os outros anos, em 2017 a trupe inicia a agenda com um workshop aberto ao público. O trabalho, que acontecerá dos dias 23 a 27 de janeiro, das 19 às 21h, tem o objetivo de reciclagem para atores já experientes e nivelar pessoas que têm vontade de se envolver com teatro, além de selecionar os integrantes que se juntarão ao grupo na oficina que iniciará em fevereiro.

- De 2004 a 2010 nós abríamos matrículas para qualquer pessoa sem uma análise prévia. Apenas tínhamos cautela seletiva quanto à faixa etária. Em 2016 só participou do grupo quem foi convidado. Então surgiu a ideia de voltarmos a abrir para a comunidade em geral, porém, com uma seleção - explica Rodrigo Hallvys, diretor geral do grupo.

O workshop terá a função de avaliar pontualidade, comprometimento, dedicação e aptidão. Serão cinco noites de exercícios práticos e diagnósticos em cima dos interessados. Pessoas a partir de 16 anos podem se matricular.

Após o workshop, os selecionados terão acesso direto aos preparativos finais da segunda fase do VIII Festival de Teatro do Estudarte. O evento, que teve sua primeira sessão no palco da ETPC no início de dezembro, retorna em pequena temporada (2, 3 e 4 de fevereiro) no Centro Cultural da Fundação CSN, com entrada franca.

- Sempre tivemos casa cheia e a sessão de dezembro foi fechada apenas a patrocinadores e convidados. Não tivemos como convidar todas as pessoas que conhecemos e não consegui entrar em contato com todos os amigos. Daí o centro cultural nos presenteou com três noites de fevereiro, nos dando a honra de abrir a agenda anual deles também e podermos receber aqueles que sempre nos acompanharam - detalha Hallvys, com tom de gratidão.


Os três espetáculos do grupo serão apresentados todas as noites e foram escolhidos a dedo.


“Barulho” é um drama que traz sensibilidade e acidez em contextualizar três personagens amarradas em camisa-de-força por falarem o que há entre verdade e sociedade. A comédia “Mulheres desesperadas” ficou dois anos em cartaz e encerrou suas atividades em Copacabana, no Rio de Janeiro. Agora retorna com novo elenco, mostrando as dificuldades que uma família tem para conviver com as diferenças. Para encerrar a noite a famosa personagem Catarina vem com “Apenas comentando mais”, segundo ato da trilogia, onde ela tem um embate fervoroso ao hospedar a sogra e ainda precisa lidar com a vizinha fofoqueira.

Já as aberturas serão diferentes a cada dia. Em 2 de fevereiro a poeta Regina Vilarinhos declama seu texto “Inquisições”, relativizando as atitudes da Era Medieval com a Cibernética. No segundo dia retorna Albinno Oliveira Grecco com “O nubente”, que abriu a sessão de dezembro, fazendo um recorte de situações que abrangem sentimentos de um noivo prestes a se casar. E no dia 4 de fevereiro a atriz carioca Duda Simões interpreta o monólogo “Crise”, sob a direção de Hallvys.

- Regina e Albinno escreveram seus textos especialmente para este festival. São duas figuras que admiro como pessoas e profissionais e com quem tenho grande amizade. A Duda trabalha comigo no Rio e encerrou o nosso IV Festival de Esquetes Estudantis de Vargens também em dezembro. Ela tem apenas 14 anos e dá conta de cenas de uma forma generosa, limpa e redondinha. Conversei com os pais dela e vamos trazê-la - explica Rodrigo, comemorando também o sucesso do festival que ele produz com o Centro Educacional Nossa Senhora de Fátima, no Rio.

Quem é quem no festival

. Direção geral: Rodrigo Hallvys
. Assistente de direção: Patrick Thouin
. Produção: Maíra Pimentel
. Figurino: Eliete Braun
. Fotografia: Mayara Miranda - Studio Tô na Foto / Jana Machado - Lottus Produções Fotográficas
. Produção: RH Soluções Artísticas
. Barulho: Com Elisangela Alves, Maíra Pimentel e Poliana Batista
. Mulheres desesperadas: Com Filipe Xagas, Isabel Dickson, Ludmila Sousa e Marcella Amaral
. Apenas comentando mais: Com Alex Almeida, Demétrio Santos e Ramón Amorim

_______________________________________________________
Fique de Olho

> Workshop de Interpretação - De 23 a 27 de janeiro, das 19 às 21h. Vagas: 15. Idade mínima: 16 anos. Taxa de R$ 80. Entrar em contato por www.facebook.com/rodrigohallvys

> VIII Festival do Estudarte - Dias 2, 3 e 4 de fevereiro, às 20h. Dia 2 de fevereiro (quinta-feira): Abertura com Regina Vilarinhos declamando “Inquisições”. Dia 3 (sexta-feira): Abertura com Albinno Oliveira Grecco em “O nubente”. Dia 4 (sábado). Abertura com Duda Simões em “Crise”. Centro Cultural Fundação CSN. Entrada gratuita. Classificação: livre.


Jornal Diário do Vale - 18/01/2017 - Caderno Lazer & Cia (capa)

Em contagem regressiva
Grupo Cênico Estudarte inicia nova agenda com workshop de seleção
e se prepara para a segunda fase de seu oitavo festival

Foto: Divulgação/Mayara Miranda/Jana Machado


Artistas se preparam para a segunda fase de seu oitavo festival

Roberta Caulo

Novo ano, nova agenda. O grupo cênico Estudarte está iniciando seu cronograma anual antes do costume e com várias atividades. Entre os dias 23 e 27 de janeiro, das 19h às 21h, o diretor geral Rodrigo Hallvys, estará ministrando um workshop onde selecionará os atores que se agregarão ao elenco já formado para a oficina que acontecerá a partir de fevereiro. O objetivo da atividade é manter a qualidade do trabalho, garantindo a segurança do que farão durante todo o decorrer do ano.

– Até 2010 nós abríamos as matrículas para qualquer pessoa, sem passarmos por uma análise prévia dos integrantes que entravam para o grupo. Em alguns momentos isso foi arriscado, pois sempre havia um ou outro que não tinha comprometimento, vontade de se desenvolver nem postura profissional. Afetava a qualidade. Então, estamos fazendo esse workshop de forma isolada para sabermos quem poderá se matricular na oficina – explica o diretor, garantindo que todos os participantes receberão certificado ao concluírem o workshop.

Festival

Os participantes ainda terão acesso à produção da segunda fase do VIII Festival de Teatro do Estudarte. O evento, que teve sua primeira sessão em dezembro e fechada apenas para os patrocinadores e convidados, volta a receber o público geral. Nos dias 2, 3 e 4 de fevereiro, às 20h, o Centro Cultural da Fundação CSN estará abrindo suas portas para receber a população nas três sessões extras.

– Foi um presente que recebemos. Estávamos negociando para fazermos o festival no palco da ETPC em dezembro, pois foi lá que comecei a esboçar a função de diretor há 18 anos. Além de aprovar, a Fundação ainda nos presenteou com três sessões em seu anfiteatro – detalha Rodrigo, que recentemente também estreou em “A Bela Adormecida”, no Rio de Janeiro, sob direção de Fernanda Monzani.

Serão três sessões diferentes entre si. Cada uma terá uma participação especial como abertura. A poeta Regina Vilarinhos declama seu texto “Inquisições” no primeiro dia. Albinno Oliveira Grecco volta com “O Nubente” (espetáculo que também abriu a sessão de dezembro) no segundo. E no último dia a abertura fica na responsabilidade da atriz carioca Duda Simões com “Crise”, espetáculo também escrito e dirigido por Rodrigo Hallvys.

– A Duda tem apenas 14 anos e dá conta de cenas de uma forma surpreendente. Ela encerrou o IV Festival de Esquetes Estudantis de Vargens, evento que produzo em parceria com o Centro Educacional Nossa Senhora de Fátima, no Rio. É uma atriz que sempre apoio com textos difíceis porque ela é dedicada e generosa. Tanto que se preparou para todas as fases do concurso da Coca-Cola, foi aprovada e, por isso, teve oportunidade de carregar a tocha olímpica na abertura dos jogos. Já Regina e Albinno são figuras pelas quais tenho imensa admiração e carinho. Gosto muito do que produzem e os convidei – esclarece o diretor.

E para quem não teve oportunidade de assistir a sessão de dezembro poderá se deliciar nas três noites com a volta dos espetáculos escolhidos pelo Estudarte. “Barulho”, texto pesado e sensível de Hallvys, propõe a tensão entre verdade e sociedade onde as personagens são postas como loucas onde na realidade elas só falam o que todo ser humano tem vontade de desabafar. “Mulheres Desesperadas”, que ficou dois anos em cartaz e encerrou suas temporadas em Copacabana, no Rio de Janeiro, volta com nova formação e com mais estrutura, arrancando gargalhadas do público ao levantar o pensamento sobre diferenças dentro da família. Para encerrar, a personagem Catarina tem seu épico embate com a sogra e precisa lidar com a vizinha fofoqueira em “Apenas Comentando Mais”.

– Tudo escolhido a dedo para levar ao público o que estamos fazendo – finaliza Hallvys, satisfeito com o resultado alcançado pelo grupo após cinco anos de hiato.

FICHA TÉCNICA
Direção Geral: Rodrigo Hallvys
Assistente de direção: Patrick Thouin
Produção: Maíra Pimentel
Figurino: Eliete Braun
Fotografia: Mayara Miranda - Studio Tô na Foto / Jana Machado - Lottus Produções Fotográficas
Produção: RH Soluções Artísticas

02 de fevereiro - quinta-feira - Abertura com Regina Vilarinhos declamando 'Inquisições';
03 de fevereiro - sexta-feira - Abertura com Albinno Oliveira Grecco em 'O Nubente';
04 de fevereiro - sábado - Abertura com Duda Simões em 'Crise'.

BARULHO - Com Elisangela Alves, Maíra Pimentel e Poliana Batista
MULHERES DESESPERADAS - Com Filipe Xagas, Isabel Dickson, Ludmila Sousa e Marcella Amaral
APENAS COMENTANDO MAIS - Com Alex Almeida, Demétrio Santos e Ramón Amorim

SERVIÇO
-workshop de interpretação - 23 a 27 de janeiro, das 19h às 21h. Vagas: 15. Idade mínima: 16 anos. Taxa de R$80. Entrar em contato por www.facebook.com/rodrigohallvys
-VIII Festival do Estudarte - 2, 3 e 4 de fevereiro, às 20h. Centro Cultural Fundação CSN. Entrada gratuita. Classificação livre.



Jornal A Voz da Cidade - 20/01/2017 - Coluna Social Matilde Basilio

Foto: Divulgação/Jana Machado



Jornal A Voz da Cidade - 28/01/2017 - Coluna Zappeando

Foto: Divulgação/Jana Machado



Jornal A Voz da Cidade - 31/01/2017 - Caderno Variedades (capa)

Segunda fase

Foto: Divulgação / Mayara Miranda / Jana Machado


Franciele Aleixo

Dizem que boas coisas acontecem planejadas e ótimas coisas acontecem por acaso. Parece que o Grupo de Teatro Estudarte está vivenciando essa máxima. Após um período de cinco anos inativo, a trupe retorno às atividades em 2016 de forma silenciosa e fechada, no objetivo de reavaliar suas características, objetivos e comemorar os dezoito anos de direção teatral de Rodrigo Hallvys. As surpresas foram acontecendo já a partir da negociação com a Escola Técnica Pandiá Calógeras.

A noite escolhida foi o dia 2 de dezembro do ano passado. Uma sexta-feira. Algo atípico na agenda do Estudarte, que sempre fazia seus festivais aos sábados e domingos. "Tudo foi muito bem pensado e essas alterações nos engrandecem. Abrem oportunidade para pensarmos em estratégias diferentes também." - conta. A sessão foi fechada apenas a convidados e patrocinadores e, exatamente por ser apenas uma sessão, não contemplaria todo o público que sempre acompanhou a trajetória do grupo.
-Sempre tivemos casa lotada em nossos festivais e isso gerou tensão, pois teríamos um número limitados de convites e não havia como convidar todas as pessoas que conhecemos. Foi até difícil montar a lista, porque perdi contato com muita gente. Só que a surpresa veio exatamente aí. A direção do Centro Cultural da Fundação CSN propôs que fizéssemos mais três sessões abertas no início de fevereiro, abrindo a agenda deles. Digamos que ganhamos uma cereja no bolo - detalha, com sorriso estampado no rosto.

Os dias definidos foram 2, 3 e 4 de fevereiro, com o horário das 20h. O centro cultural abrirá suas portas para receber o público com entrada gratuita e novidade a cada data do cronograma. O primeiro dia receberá a poeta Regina Vilarinhos declamando seu texto 'Inquisições'. Aborda o tema do juízo de valor e da necessidade que o ser humano tem em subjugar os outros. No dia seguinte Albinno Oliveira Grecco reapresenta 'O Nubente', texto que foi apresentado na abertura da sessão de dezembro. E no último dia a atriz carioca Duda Simões entra em cena com 'Crise'.

-Duda é um presente e um orgulho para mim. Trabalha comigo no Rio e tem um domínio de palco maravilhoso com apenas 14 anos de idade. Ela encerrou o IV Festival de Esquetes Estudantis de Vargens com esse texto que escolhi para ela. Fez tudo de forma brilhante e deixou o público encantado. Já passou por texto como 'Barulho' também. Então resolvi convida-la. - explica Hallvys, completando que Regina Vilarinhos e Albinno Oliveira Grecco escreveram seus textos exclusivamente a partir do convite para participação. "São amigos que carrego com muito carinho e os quais possuem trabalhos que me encantam muito. Escolhi a dedo".

Logo após a temporada, o Estudarte já inicia os trabalhos de pesquisa e exercícios técnicos para a construção cênica dos espetáculos que virão no decorrer do ano e culminarão na nona edição do festival. Segundo o diretor, tudo ainda se manterá em surpresa para o público. Enquanto isso, todos podem saborear a segunda fase do festival em fevereiro.

FICHA TÉCNICA
Direção Geral: Rodrigo Hallvys
Assistente de direção: Patrick Thouin
Produção: Maíra Pimentel
Figurino: Eliete Braun
Fotografia: Mayara Miranda - Studio Tô na Foto / Jana Machado - Lottus Produções Fotográficas
Produção: RH Soluções Artísticas

02 de fevereiro - quinta-feira - Abertura com Regina Vilarinhos declamando 'Inquisições';
03 de fevereiro - sexta-feira - Abertura com Albinno Oliveira Grecco em 'O Nubente';
04 de fevereiro - sábado - Abertura com Duda Simões em 'Crise'.

BARULHO - Com Elisangela Alves, Maíra Pimentel e Poliana Batista
MULHERES DESESPERADAS - Com Filipe Xagas, Isabel Dickson, Ludmila Sousa e Marcella Amaral
APENAS COMENTANDO MAIS - Com Alex Almeida, Demétrio Santos e Ramón Amorim



Website Olho Vivo - 10/12/2017 - Teatro

Fernanda Monzani e a bela arte de uma fera do ballet
Integrante do corpo de jurados do Prêmio OLHO VIVO estreia releitura de - A Bela e a Fera - no Rio de Janeiro;
o ator de Volta Redonda Rodrigo Hallvys integra o elenco

Foto: Divulgação


Cláudio Alcântara

Um novo desafio para Fernanda Monzani. Estreia nesta terça-feira, 12, às 20h, no Teatro Antônio Fagundes, na Barra da Tijuca, no Rio, a releitura de “A Bela e a Fera”, assinada pela integrante do corpo de jurados do Prêmio OLHO VIVO. No elenco está o artista de Volta Redonda Rodrigo Hallvys, que interpreta a Fera, retornando aos palcos como ator enquanto dirige também o V Festival de Esquetes Estudantis de Vargens - em cartaz dois dias antes da estreia do musical.

- Ela (Fernanda Monzani) foi quem me convenceu de voltar ao palco. Temos trabalhos paralelos e eu sou encantado por tudo que ela produz. Fico agradecido, me sinto honrado e é confortável ser dirigido nas mãos dela, que dá espaço para o ator criar sem se tornar marionete - elogia Hallvys.

A nova montagem do clássico de estrondoso sucesso no cinema lança mão de um visual todo adaptado para as personagens, e intercala as cenas interpretadas com coreografias inseridas, agregando diversas faixas etárias.

- A experiência que temos nesse trabalho possibilita uma visão aprofundada de concepção técnica em dança, que traz resultados técnicos sem a exaustão de uma escola de dança e, ao mesmo tempo, focando também na dança expressiva - explica Fernanda.

PARTE DO ELENCO VEM DE SÃO PAULO

Para abrilhantar ainda mais o espetáculo, a cantora Ninne Monzani e o ator Felipe Casati conciliam suas turbulentas agendas de shows e espetáculos para ir ao Rio cantar, dançar e interpretar a cena onde a Fera enfrenta os lobos para salvar a sua amada.

- A Ninne é cantora e bailarina, vocalista da Fenícia e também apaixonada por arte desde pequena. Gosta de se aventurar no mundo das artes. O Felipe é formado pela Universidade Federal de Uberlândia, com um currículo exponencial - diz, orgulhosa, a diretora.

Um espetáculo que traz ao público o encerramento de um o ano com a leveza estética que o balé propõe junto à força que o esforço corporal desdobra a todos que exercitam essa arte.

TODOS OS TIPOS DE CORPOS

Nascida em Descalvado, cidade do interior de São Paulo, a bailarina Fernanda Monzani ligou-se ainda criança à arte da qual vem toda sua dedicação acadêmica.

- Comecei balé com 4 anos. Tive oportunidade de ser aluna de Vania Zago, de onde vem a minha formação inicial e, em seguida, fui para a UniCamp, onde graduei em dança. Tive minha própria escola, de onde vem a minha experiência prática e agora estou desfrutando da especialização em dança e consciência corporal da Estácio - detalha Fernanda Monzani.

Morando no Rio de Janeiro há seis anos, ela faz parte do corpo docente da famosa escola La Danse e do Centro Educacional Nossa Senhora de Fátima, ambos na Zona Oeste do Rio, onde, nesse último, vem produzindo os encerramentos de trabalhos anuais com, no mínimo, 60 bailarinas em cena e fazendo trabalhos com foco híbrido do balé com a literatura.

- Creio que trabalhando em escola atinjo todos os tipos de corpos. E através dessa formação com foco afetivo a dança aproxima o aluno da literatura, que é outra de minhas paixões.



FICHA TÉCNICA

Montagem e direção:
Fernanda Monzani

Luz e som:
Carla Cris

Figurino:
Nancy Carvalho

Apoio:
Aluizia Souza
Ana Paula Caldeira
John Soares

Elenco:
Daniela Veiga - Bela
Caci Lobo - Feiticeira
Carol Maia -Madame Samovar
Íris Andrade - Horloge
Felipe Casati - Lobo
Frederico Samagaio - Maurice
Larissa Almeida - Lumière
Ninne Monzani - Lobo
Pablo Marques - Gaston
Rodrigo Hallvys - Fera
(Ainda com mais sessenta bailarinas)

Promoção:
Centro Educacional Nossa Senhora de Fátima

SERVIÇO

Dia 12 de dezembo, às 20h, Teatro Antônio Fagundes.
(Avenida Ayrton Senna, 25421 A - Barra da Tijuca - Rio de Janeiro)
Ingressos a R$ 25 (vendas no local)